SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE TESTE RÁPIDO DE HIV E SÍFILIS

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) oferece nestas quarta e quinta-feiras (27 e 28) testes rápidos de HIV e sífilis no Shopping Benfica, em Fortaleza, das 14h às 18h. Os testes são gratuitos e feitos a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo e fluído oral. 

O resultado é informado em poucos minutos. Na mesma hora, dependendo do diagnóstico, é feito o encaminhamento aos serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis. 

O Ceará já registrou, até o dia 9 de fevereiro, 16 casos de HIV, 9 casos de aids e 4 óbitos, 27 de sífilis congênita e 57 de sífilis em gestante, em 2018. 

A Sesa lembra que o método mais eficaz para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) ainda é o uso do preservativo masculino ou feminino. As camisinhas podem ser retiradas gratuitamente nas unidades básicas de saúde. 

As IST são transmitidas por sexo oral, vaginal e anal. Podem aparecer feridas, corrimentos e verrugas, principalmente na vagina, pênis e ânus. São causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças.

A testagem rápida é um serviço ofertado o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde. Para fazer, basta procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa.

DN

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.