MAIS DE 3 MIL MILITARES COMEÇAM A CHEGAR AO CE

Os mais de três mil homens das tropas federais que vão reforçar a segurança no primeiro turno das eleições em Fortaleza e outros quatro municípios do Ceará - Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte - fazem os últimos preparativos para a atuação no pleito. O movimento dos militares para a Capital ocorre a partir de hoje (4), finalizando a concentração amanhã (5). Em 24 horas antes do pleito, as tropas já estarão em condições de operar em cada localidade.


As cinco cidades do Estado contempladas com o reforço têm mais de 100 mil eleitores, e receberão efetivo de cerca de 3.100 homens. De acordo com o coronel André Silva, do Comando da 10ª Região Militar, Fortaleza, Maracanaú e Caucaia terão reforço de dois mil agentes. Juazeiro do Norte deve receber 500 homens, e Sobral, 600.

De acordo com o Comando da 10ª Região Militar, amanhã, no 23º Batalhão de Caçadores, os militares participarão de apronto operacional para verificar condições de pessoal e material. Em seguida, a tropa já dará início aos primeiros reconhecimentos nas áreas de atuação.

Em Fortaleza, o Exército empregará dois batalhões. Segundo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Capital o reforço se dará na 1ª, 2ª, 3ª, 80ª, 82ª, 83ª, 85ª, 93ª, 94ª, 95ª, 112ª, 113ª, 114ª, 115ª, 116ª, 117ª e 118ª zonas eleitorais.

Em Maracanaú, será empregado um batalhão oriundo do Comando Militar do Nordeste (CMNE); em Caucaia, outro batalhão do CMNE; em Sobral, um batalhão da 10ª RM; e, em Juazeiro do Norte, outro batalhão da 10ª RM. Cada juiz eleitoral contará com um oficial de ligação do Comando da 10ª RM para coordenar o emprego da tropa em cada zona eleitoral.

A atuação do Exército no Ceará será apoiada por tropas de Salvador, Petrolina, Garanhuns e Recife. Os agentes vão atuar em pontos fixos das cidades e também farão patrulhamento nos locais de votação. O objetivo é coibir crimes eleitorais, como boca de urna, compra de voto ou tentativa de tumulto.

Em Caucaia, a segurança será reforçada na 37ª, 120ª e 123ª zonas. Já em Maracanaú, o reforço se dará na 37ª, 120ª e 123ª zonas leitorais. Em Sobral, por sua vez, o Exército estará presente na 24ª e 121ª zonas, enquanto que em Juazeiro do Norte, na 28º e 119º. Em todo o País, 510 localidades em 11 estados terão segurança reforçada no dia 7.

DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.