CEARENSES DESENVOLVEM FERRAMENTA PARA AUXILIAR NA ESCOLHA DE CANDIDATO

Apesar do grande número de informações que circulam hoje, ainda é comum que parte do eleitorado não pesquise sobre os candidatos antes de votar. Pensando nisso, os cearenses Marlos Távora e Thiago Amarante desenvolveram a ferramenta “Bot De Urna”. Através do Messenger, o chabot reúne um compilado de informações oficiais. 


O recurso disponibiliza desde o plano de governo até o histórico dos candidatos a presidente. “A ideia surgiu primeiro da nossa necessidade. Apesar de estar muito próximo da eleição, ainda não tínhamos as informações que achávamos necessárias”, afirma Marlos. 

Além de poder conhecer os candidatos, o usuário é notificado com informações da eleição de forma geral, como os dias de debate e as notícias que são publicadas sobre eles. O serviço também disponibiliza os cargos que o candidato já ocupou, quantos projetos já submeteu e quantos foram aprovados. 

Segundo Marlos, apesar do fácil acesso à informação, elas ainda estão muito soltas. “Nas redes sociais a gente encontra muita coisa que tá sempre tendenciosa para um lado, então a nossa ideia é ser bem imparcial mesmo. Quem são essas pessoas? O que elas já fizeram? O que estão pensando fazer?”, questiona. 

A escolha do Messenger como plataforma para o "Bot de Urna" teve como critério a praticidade de entrega da informação. Hoje, o eleitor pode encontrar informação em diversos canais, mas com tantas opções muitas vezes ele não sabe em qual confiar ou pelo menos em que local procurar. Com a ferramenta, essas informações são compiladas em um só lugar. “O objetivo seria exatamente que as pessoas consigam votar de forma mais consciente, não apenas pelo que ele [candidato] tá prometendo agora, mas também pelo que ele fez. Para que possa ter uma decisão mais pautada em fatos concretos”. 

O recurso é bem simples. Através do link https://m.me/BotDeUrna, o usuário inicia a conversa e é apresentado a um carrossel com as escolhas. A partir disso é feita a opção de qual candidato deseja acompanhar e quais informações deseja ter acesso.

O POVO

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.