DIRIGENTE DO PDT DÁ COMO CERTO APOIO DE CAMILO A CIRO GOMES

A direção nacional do PT quer que os diretórios estaduais da agremiação só façam coligação, preferencialmente, com o PSB, o PCdoB e partidos que apoiem a pretensa candidatura de Lula à Presidência da República. A decisão foi tomada no último sábado (9), após a festa de lançamento da pré-candidatura do petista, em Minas Gerais, na sexta-feira (8). O governador Camilo Santana, porém, não foi para aquele evento, e membros do PDT no Ceará não têm dúvidas sobre o apoio do petista a Ciro Gomes, no pleito deste ano.


Pedetistas, contudo, avaliam com cautela a não ida do chefe do Executivo ao evento de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula. Segundo informaram ao Diário do Nordeste, por defenderem uma união do que se convencionou chamar de centro-esquerda, eles preferem evitar qualquer atrito com os membros do Partido dos Trabalhadores (PT). Os petistas, por outro lado, afirmam que Camilo ficará com Lula.

Presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará, o deputado federal André Figueiredo destacou que a não participação de Camilo no evento de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula foi uma decisão pessoal, visto que o governador preferiu participar de eventos de inaugurações de obras do seu Governo e da Prefeitura de Fortaleza.

Preferência

De acordo com o pedetista, já há algum tempo o chefe do Poder Executivo estadual tem dado demonstração de que tende a apoiar Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial deste ano, representando, inclusive, o que defende parte do Partido dos Trabalhadores (PT), ainda que esta parte seja minoritária.

Segundo ele, não cabe à legenda pedetista interferir nas discussões intrapartidárias de outra legenda, mas o dirigente ressalta que o PDT continuará defendendo a gestão de Camilo. "O PDT sabe muito bem dos posicionamentos dele, mas a posição que ele defende é minoritária, apesar de que quase todos os governadores, da Bahia, do Piauí e do Ceará, sejam iguais. Então, lamentamos que o PT não esteja conosco no primeiro turno".

Para ele, porém, no segundo turno as duas legendas tendem a estar juntas e, caso Ciro Gomes siga para a disputa no segundo momento, todas as forças do campo de esquerda poderão estar unidas.

De acordo com o deputado Sérgio Aguiar (PDT), o governador Camilo Santana, sendo um dos quadros mais expressivos do PT no momento, tem um peso diante de suas decisões. "Essa defesa dele do nome de Ciro como a melhor alternativa para representar a centro-esquerda faz parte de um grande projeto nacional para que o País não corra o risco de presenciar uma reedição do Collor configurada".

O petista Manoel Santana afirma que o governador Camilo Santana estará apoiando a pré-candidatura de Lula até o momento em que ele for candidato. Não sendo o ex-presidente o postulante do PT, Camilo já demonstrou sua preferência, que é a pré-candidatura do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. Os petistas cearenses dizem acreditar que Lula será candidato.

DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.