VIÇOSA: BURACO NO TETO DE ÔNIBUS FAZ 'CHOVER' DENTRO DE ÔNIBUS ESCOLAR

As fortes chuvas que têm caído em Viçosa do Ceará chamaram a atenção para um problema recorrente no Interior do Estado: a dificuldade com que estudantes chegam e voltam da escola. 



Em um vídeo que está circulando nas redes sociais, gravado pelos próprios estudantes,um buraco no teto do ônibus fez chover dentro do veículo, que conduzia alunos das escolas públicas.

Em outra situação, na mesma semana, uma retroescavadeira é flagrada “resgatando” estudantes no meio da chuva. 

A Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio da Secretaria de Educação, manifestou-se sobre os dois problemas e os vídeos.

Situação pontual

De acordo com o Secretário de Educação, Luciano Alexandre Mendes, a situação foi “pontual e isolada”. Segundo o gestor, o buraco foi causado pela queda de uma árvore. 

“O que aconteceu foi que uma das árvores caiu sobre o ônibus, provocando esse buraco. E ao retornar à garagem foi logo recolhido para reparos. Toda nossa frota escolar é totalmente fechada. Usamos ônibus e vans, enquanto tem municípios que usam pau-de-arara. A nossa frota não tem essa precariedade que estão falando. Prezamos muito pela segurança dos nossos alunos”, afirmou.

Questionado sobre outros problemas conferidos no vídeo, como o mau estado das poltronas, o secretário de Educação respondeu que está em curso o processo licitatório para contratação de uma empresa para o reparo das poltronas da frota escolar.

Uso de trator para conduzir alunos

Nas redes sociais, moradores reclamam que o problema, ao contrário de pontual, seria recorrente em veículos locais. 

Sobre o segundo vídeo, de um trator levando alunos na localidade de Buíra, Luciano Alexandre Mendes afirma que a medida foi realizada sem conhecimento da Prefeitura. 

“Os próprios moradores da comunidade usaram a retroescavadeira como solução para os alunos atravessarem a estrada alagada, então foi uma situação pontual e urgente feita pelos moradores. Já era noite e os alunos precisavam voltar para casa”, esclareceu.

Viçosa do Ceará possui 12.300 alunos do Ensino Infantil ao Fundamental na rede municipal. A maior parte faz uso da frota de 35 ônibus e vans escolares.



Problemas anteriores

Em fevereiro deste ano, outro ônibus escolar do município ficou atolado numa estrada carroçável e por pouco não tombou. Os estudantes precisaram sair às pressas. O incidente deu-se na estrada que liga as comunidades de Porteiras e Ubari. 

De acordo com a Secretaria de Educação, o problema foi causado pela má condição das estradas. “Esse tipo de situação ainda é um risco hoje principalmente por conta das fortes chuvas. Elas (as chuvas) são muito importantes para a gente, mas também provocam risco nas estradas”. Em agosto de 2012, uma estudante de 16 anos morreu em Viçosa do Ceará após cair do ônibus escolar e ser atropelada pelo mesmo. 

De acordo com testemunhas, o ônibus trafegava com a porta aberta. O veículo era terceirizado para fazer o transporte dos alunos.

A VOZ DE SANTA QUITÉRIA

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.