FORTALEZA É A 7ª CAPITAL COM PIOR PICO DE TRÂNSITO NO BRASIL, SEGUNDO PESQUISA

Entre as 10 principais capitais brasileiras, Fortaleza ficou em 7º lugar na lista do pior descolamento nos horários de pico de trânsito. Em 2017, a Capital ocupava a 8º posição. Dados são do estudo Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), realizado pela empresa 99 Táxi. 



Apesar de ter subido uma posição no ranking, Fortaleza apresentou uma queda de três pontos percentuais no índice, já que, no começo do segundo semestre de 2017, gastava-se 68% a mais de tempo no trânsito que em horários livres.

A pesquisa avalia o tempo médio gasto em corridas durante os congestionamentos em corridas de táxis somado ao dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). 


O índice monitora o tempo de deslocamento dos carros no horário de pico e faz a média de atraso dos deslocamentos. Ou seja, o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das cidades, nos horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, comparando com o tempo de deslocamento nestas mesmas cidades em horários de trânsito livre.


De acordo com Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da 99, o objetivo do estudo é “fornecer dados que possam colaborar com a mobilidade urbana”. “A partir daí, as entidades públicas podem tomar decisões estratégicas para evitar gargalos na circulação de veículos nas grandes cidades”, afirmou.

Lideram a pesquisa Recife, Porto Alegre e Salvador. Duas das maiores metrópoles do País, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente.



O POVO

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.