SECRETÁRIA DE SAÚDE DO JUAZEIRO DO NORTE BLOQUEIA ÁREA ONDE PACIENTE COM MALÁRIA RECEBE ATENDIMENTO

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, isolou nesta quarta-feira (7) a área onde uma pessoa com malária recebe atendimento. A doença foi confirmada nesta terça-feira (6), sendo o primeiro caso de malária na região Cariri, no Sul do Ceará. Por questão de segurança, o endereço da área onde houve o bloqueio não pode ser divulgado.

Agentes de endemia realizam bloqueio químico em área onde está paciente com malária, em Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte)

Os agentes de endemia utilizaram bombas costais para aplicação de produtos químicos de combate a insetos. O objetivo é evitar que ela seja picada por um mosquito, que pode levar a doença a outras pessoas.

Juazeiro do Norte confirma primeiro caso de malária do município

De acordo com o Ministério da Saúde, Juazeiro do Norte não é uma região propícia para o mosquito transmissor da malária. A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte destaca que o bloqueio é uma medida preventiva.

Agentes de endemia realizam bloqueio em Juazeiro do Norte, onde houve um caso de malária

Transmissão da doença

Ciclo de transmissão da malária.

A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Há três espécies de parasitas atuantes, sendo um deles mais agressivo. Ele leva à destruição das hemácias e provoca um quadro de anemia grave que pode evoluir para óbito.

O principal sintoma da doença é a febre, mas são registrados calafrios, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações.


G1

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.