GUARACIABA: VEREADOR EXPÕE COBRANÇA IRREGULAR DE LISTA DE MATERIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, 19, na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte o Vereador Ariecílio Nobre tocou num assunto polêmico que vinha sendo tratado apenas de forma velada, e nos bastidores, sem que houvesse nenhum pronunciamento oficial de qualquer autoridade. 


A polêmica questão trata de uma solicitação irregular de listas de materiais escolares que estava sendo feita a alunos carentes de escolas públicas em Guaraciaba do Norte, conforme é possível observar abaixo:


Procuramos as escolas que nos informaram que essa lista de materiais, é uma prática antiga e que  os pais não são obrigados a entregar, fazendo apenas de forma voluntária, fato este que foi negado por vários pais. 

Nossa reportagem foi procurada por uma mãe que relatou que sua filha estava se recusando a ir para a escola por conta de não ter dado o material e a professora cobrar, fato este que a deixava constrangida na frente dos coleguinhas.

Procuramos também a Secretaria de Educação por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura. Recebemos um parecer feito posterior a denuncia pelo setor jurídico da pasta que proíbe essa cobrança de materiais conforme documento abaixo:


O Vereador Ariecílio falou que tinha conhecimento dessa prática antiga citando que em alguns casos, em outros tempos, era inclusive bem mais abusiva e completou dizendo que o erro do passado não justifica o fato continuar acontecendo atualmente.

O Vereador Jaques Carvalho,  líder do Governo, aparteou o colega para admitir a prática, dizer do parecer garantindo que foi enviado a todos, e garantir que qualquer diretor ou coordenador que prosseguir com a prática mesmo após tomar ciência do parecer, será chamado a se explicar. 

Durante entrevista na Serra Grande FM o prefeito Adail Machado (MDB) garantiu que os guaraciabenses teriam escola pública totalmente gratuita e de qualidade durante o seu mandato garantindo inclusive acabar com a prática de cobrar xerox para as provas dos alunos.

Um outro fato que tem pesado no bolso dos pais, segundo alguns deles é o custo com o fardamento escolar que aperta ainda mais o orçamento das famílias carentes. 

NOSSA OPINIÃO:

Acredito pelo que conheço da história de vida do prefeito Adail que ele irá buscar uma solução rápida e definitiva para garantir a "escola pública totalmente gratuita e de qualidade" que ele se comprometeu a dar aos guaraciabenses, evitando que situações como esta venham a se repetir.

DIRETO DA REDAÇÃO POR CYRO LEOPOLDO

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.