SOBRAL: IVO GOMES CRITICA TRABALHO DA POLÍCIA CIVIL DIANTE DO NÚMERO DE ASSASSINATOS

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes(PDT), fez duras críticas , por meio de seu perfil no Facebook, à atuação da Polícia Civil na cidade. O chefe do Executivo municipal, que é aliado do governador Camilo Santana, fez questionamento sobre o número de assassinatos no município, que já somam 78 neste ano.
Imagem relacionada

Por solicitação do Diário do Nordeste, a Polícia Civil afirmou que o percentual de resolutividade de homicídios da Delegacia Regional de Sobral é de 26,92%, com 21 casos elucidados em 2017, de um total de 78. Segundo órgão, o índice está bem acima da média nacional, que é de 8%, e também da média do Estado, de aproximadamente 22%. 

Além de considerar a taxa de resolutividade elevada, a SSPDS afirma que a delegacia de Sobral registrou mais 8 mil BOs, sendo cerca de 40% delituosos, resultando na instauração de 990 inquéritos policiais. Além de Sobral, a delegacia atende as cidades de Forquilha, Cariré e Groaíras.

Em resposta aos comentários do prefeito, a SSPDS disse ainda que, entre os projetos futuros para a cidade de Sobral, está a implantação de uma Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa, de Roubos e Furtos e de Combate ao Tráfico de Drogas. Além disso, já a partir da próxima semana será instalado um núcleo de investigação de homicídios na unidade, cuja equipe ficará exclusiva a esse tipo de investigação.

Carência

Sobre o efetivo, a Polícia reconhece que existe uma carência de profissionais, mas sem informar o número preciso. O órgão disse que aguarda a convocação de mais policiais civis do cadastro de reserva do último concurso. A instituição estadual assumiu que, mesmo diante das dificuldades, os agentes extrapolam sua carga horária para cumprir com excelência seu trabalho, inclusive com sacrifício do próprio convívio familiar. 

Entre os questionamentos feitos por Ivo Gomes no Facebook está o tempo de atendimento da Perícia Forense. Ele chegou a afirmar que o atendimento tem demorado até 8 horas. Em resposta ao gestor, a Polícia disse que a instituição encontra-se em processo de interiorização, com o objetivo de melhorar o tempo de atendimento das ocorrências, entre outros aspectos. 

Atualmente, a Pefoce possui uma sede em Fortaleza e mais seis núcleos em Sobral, Tauá, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu e Canindé. Até o momento, neste ano, o núcleo de Sobral atendeu 350 locais de crime e produziu mais de 4,4 mil laudos na região. Existe um projeto em andamento de interiorização da instituição, que prevê a construção de novos núcleos nos municípios de Crateús e Itapipoca, além de um projeto de realização de um novo concurso para a contratação de mais servidores. Estas ações deverão agilizar o atendimento em todo o Estado, informou.


DN

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.