EM POSSE DOS CONSELHEIROS, RAQUEL DODGE QUER MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA 'POSIÇÕES TOTALITÁRIAS

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse, ontem, que o avanço de correntes de pensamento totalitárias, no Brasil e no mundo, requer o fortalecimento do Ministério Público para restabelecer a confiança na democracia.


Dodge discursou na cerimônia de posse de 10 dos 14 conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público nomeados para o biênio 2017-2019. Criado em 2004, o conselho é encarregado da fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público e de seus membros em todo o país. "Estudos apontam que em todo o mundo e também no Brasil a democracia está sendo desafiada pelo crescimento do número de apoiadores de posições totalitárias. Diminui a confiança nas instituições, apontam pesquisadores. O fortalecimento do Ministério Público, papel deste conselho, deve contribuir para aumentar a confiança na democracia e nas instituições de Justiça, como nos incumbiu a Constituição, repudiando quaisquer cogitações de retrocesso", disse.

Novamente, Dodge defendeu o combate à corrupção sem citar a Operação Lava-Jato.

"Nosso país continua marcado por grande desigualdade social. A violência urbana e rural atingiu níveis inaceitáveis, e os jovens são os mais atingidos, comprometendo gerações futuras. Os serviços públicos são precários, sobretudo nas escolas e hospitais. A devastação das florestas e desastres dolorosos, como os de Mariana, são sinais evidentes de que o meio ambiente precisa de proteção concreta", discursou.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho disse que o Ministério Público Federal (MPF) está em excelentes mãos. Ele afirmou que o MP não tem a pretensão de ser poder da República.

Para ele, a carreira no Ministério Público exige uma combinação entre vocação e equilíbrio. Ele afirmou que o órgão amadureceu nos últimos anos e acredita que hoje o número de casos e colegas que buscam os holofotes é minoria.


DN

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.