TRÊS PRESOS SÃO ASSASSINADOS DURANTE CONFLITO DENTRO DE CADEIA

Três presos foram mortos nesta quinta-feira (10) durante um conflito dentro da Cadeia Pública de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. Outros dois detentos ficaram refidos no tumulto.





Foto: (Arquivo G1)

Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o conflito teve início por volta de 8h, quando os internos foram soltos para o banho de sol. Um grupo de presos rendeu um agente penitenciário e o trancaram em uma sala da direção. Logo depois, eles entraram em uma cela e mataram os três detentos.

Foram mortos Estefferson de Lima Moura de Sousa, Francisco Diego da Conceição e Márcio Cleiton da Silva Ricardo Filho. Dois internos ficaram feridos e foram levados ao Instituto Dr. José Frota, no Centro da capital.

Equipes da Delegacia de São Gonçalo do Amarante e da Perícia Forense do Estado Ceará (Pefoce) estiveram no local para realizar os procedimentos sobre os assinatos. A Sejus informou que os internos devem ser transferidos para outras unidades prisionais. Não houve fuga.

Presídio feminino

Também na manhã de ontem, um motim foi registrado no Instituto Penal Feminino (IPF) Auri Moura Costa, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), presas de duas vivências entraram em conflito e queimaram colchões, por volta de 9h. Duas detentas ficaram feridas e receberam atendimento dentro da própria unidade prisional.

Conforme a Sejus, agentes penitenciários plantonistas, o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e policiais militares controlaram o conflito e o incêndio e trancaram as detentas de todas as vivências, por volta de 9h40.

De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), advogado Cláudio Justa, tanto o motim no IPF como a rebelião na Cadeia de São Gonçalo do Amarante foram provocados pela disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE).


G1 E DN

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.