EMPRESA INICIA INSTALAÇÃO DE CABO ENTRE ANGOLA E O CEARÁ COM INTERNET ULTRAVELOZ

A Angola Cables, operadora de telecomunicações globais, iniciou nesta quarta-feira (9) a instalação do cabo submarino de fibra óptica SACS (Sistema de cabos do Atlântico Sul, da sigla em inglês), da costa de Angola até a costa cearense. A previsão é de que o cabo chegue a Fortaleza em fevereiro de 2018, percorrendo 6.200 quilômetros pelo Oceano Atlântico.

Cabo submarino ligando Angola ao Ceará começa a ser instalado (Foto: Divulgação)

Atualmente, a conexão entre a América do Sul e a África passa pela Europa e pela América do Norte, até chegar ao Brasil. “Agora, com o novo cabo, vamos ter uma conexão muito mais rápida, com muito mais qualidade e segurança. Fortaleza será um HUB de conexão de internet para o mundo”, destacou Camilo Santa, governador do Ceará.

Alta velocidade

Angola Cable anunciou investimento de US$ 300 milhões.

Construído pela unidade japonesa NEC, o cabo terá capacidade de pelo menos 40 terabits pr segundo (Tbps) e 6 mil quilômetros de extensão. Para se ter uma ideia da velocidade, para baixar um filme de um 1 gigabyte seria necessário menos de 0,03 milissegundo.

O CEO da Angola Cables, António Nunes, afirmou que o South Atlantic Cable System é a “concretização de um antigo sonho” para o país africano. “A conectividade entre Angola e o Brasil passa a ser uma realidade a partir de agora. Estaremos em Fortaleza em breve para a chegada com cabo de conectividade entre a África e a América do Sul. Agradeço a visita da comitiva do Ceará e pela importante parceria que estamos estabelecendo em telecomunicações”, disse Nunes.

A Angola Cables está investindo cerca de US$ 300 milhões em projetos na capital cearense. Além do cabo de fibra ótica Sacs, a empresa constrói outra rede submarina, o sistema Monet, e um DataCenter localizado na Praia do Futuro. A previsão é de gerar cerca de 40 empregos diretos e 800 indiretos até 2030, segundo projeções da própria empresa.


G1

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.