DETRAN INICIA EM JUNHO MONITORAMENTO COM CÂMERAS DE EXAME DA CNH EM FORTALEZA

Após implementação em 12 municípios cearenses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) iniciará neste mês de junho o monitoramento por vídeo e telemetria dos exames de direção para emissão da CNH em Fortaleza e na Região Metropolitana. Conforme o órgão, a capital registra quase 5 mil exames de candidatos a primeira carteira de habilitação.

Sistema monitora exames práticos para CNH (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

O sistema de videomonitoramento está em operação nas 12 unidades regionais de atendimento do interior do estado: Sobral, Baturité, Tianguá, Tauá, Crateús, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Juazeiro do Norte.

Na unidade regional de Juazeiro do Norte, no sábado (3) e domingo (4), foram quase 900 candidatos examinados durante o início da implantação do sistema.

Segundo o Detran, os carros utilizados nos exames práticos são equipados com câmeras e equipamentos de captação de áudio. Além disso, o sistema de telemetria verifica se houve interrupção no funcionamento do motor e se o condutor utilizou corretamente as setas para conversão. Uma câmara com ângulo de 360 graus será fixada na parte superior externa do veículo, acompanhando também a movimentação durante o circuito do exame de prática de direção.

O Departamento de Trânsito afirmou que sistema de telemetria e videomonitoramento aumenta a transparência e a credibilidade do processo de emissão da CNH. O órgão ressaltou que, apesar dos novos sistemas, a carteira de motorista não deve ficar mais cara, já que não haverá nenhum aumento das taxas pagas pelos candidatos à primeira CNH.

"A ferramenta evita fraudes e garante a aprovação de motoristas mais preparados para circular na via pública, contribuindo com a segurança no trânsito e a preservação de vidas", comunicou.

G1

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.