PSDB CONTINUA NA BASE DO GOVERNO TEMER, MAS COM APOIO TÍMIDO

A decisão de permanecer na base aliada ao presidente Michel Temer foi anunciada ontem, pelo presidente do partido, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), após reunião da bancada do PSDB na Câmara. "O nosso partido continua na base, ciente da sua responsabilidade e disposto a não abrir mão da Constituição", disse o senador.

Image-0-Artigo-2246334-1

"O momento é de unir o país e não desestabilizar mais ainda", citou o parlamentar relembrando a votação do CAE, onde a oposição fez questão de atrapalhar a leitura do relatório final da reforma trabalhista.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) informou que o partido não deu aval para as eleições diretas.

"Permitir a eleição direta, é quebrar a normalidade constitucional. Em caso de vacância, temos garantido as eleições indiretas", declarou.

O presidente do PSDB é um dos possíveis nomes, cotados pela oposição, para assumir a Presidência da República, no caso de vacância. No entanto, o próprio senador Tasso garantiu que "ainda é cedo para especular nomes e também não é o momento".

Apesar do discurso de que não irá tomar nenhuma medida para agravar a crise, o PSDB evitou reafirmar apoio ao presidente da República, ontem, e já discute abertamente uma eventual transição. Tasso disse que o partido se coloca frontalmente contrário à alteração da Constituição para a realização, agora, de eleições diretas.

Em caso de queda de Temer, a lei estabelece nesse momento escolha indireta, pelo Congresso. "A Constituição é fundamental, nós vamos nos apegar de todas as maneiras à letra da Constituição. Não vamos sair da Constituição sequer um milímetro", disse Tasso, para quem defender diretas-já neste momento do País seria um "casuísmo".

"Não podemos ficar brincando de mudar a Constituição a cada crise", afirmou Tasso.

Na reunião, a cúpula do PSDB decidiu que irá fazer uma avaliação dia a dia da manutenção ou não do apoio a Temer.

*colaborou Carolina Curvello

DN

Nenhum comentário

SEU COMENTÁRIO É DE SUA TOTAL RESPONSABILIDADE, FICANDO SEU IP. DE REDE SALVO PARA RESGUARDO DE AÇÕES JUDICIAIS.

Tecnologia do Blogger.